Enquanto ocorria a estreia do Peugeot e-2008 elétrico no mês de novembro passado, a fabricante francesa assegurou que haveriam mais novidades e inovações para o mercado brasileiro. E não demorou muito para essas promessas serem cumpridas, certo? Devido ao recente registro da marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), podemos nos preparar para o que está por vir.
Peugeot 408 2023. Foto: Divulgação/Stellantis
O Peugeot 408 virá para o Brasil?
O Peugeot 408 é parecido com o Fiat Fastback, mas não possui nenhuma peça em comum. Ele foi registrado no Brasil e é o primeiro SUV cupê da Peugeot. Ele não foi lançado para substituir o sedã médio 408 na China, onde os dois modelos coexistem. Entretanto, na Europa, ele é posicionado junto ao 3008.
O registro no INPI é importante para proteger a propriedade intelectual do projeto do seu veículo. Isso evita que outra marca seja processada por lançar um carro similar.
Marcas chinesas já fizeram isso no passado, e se o veículo não for registrado no INPI pela marca original, as cópias podem circular livremente nas ruas.
Peugeot 408 2023. Foto: Divulgação/Stellantis
Fabricado na França, o Peugeot 408 tem dimensões imponentes com 4,68 metros de comprimento, 1,85 metros de largura e 1,47 m de altura. Quando comparado ao Fiat Fastback, é possível notar que o Peugeot é 26 centímetros mais longo, 8 centímetros mais largo e 7 centímetros mais baixo. Isso demonstra claramente que ele está em uma categoria superior ao modelo da Fiat. Ele seria considerado um SUV para o segmento do Jeep Compass, mas com a característica de ser cupê.
Motor THP híbrido
O Peugeot 408 é construído sobre a mesma base do Peugeot 3008 e oferece duas opções de motor. Adotando uma plataforma modular EMP2 na versão atualizada V4, as principais opções de motorização são híbridas, compostas por um motor elétrico de 109 cv e um propulsor a gasolina 1.6 turbo com 150 e 180 cv.
Juntos, o sistema entrega 180 ou 225 cv, sempre com um torque de 36,7 kgfm. A transmissão é sempre automática de 8 marchas. Há também uma opção convencional, equipada com o motor 1.2 PureTech de três cilindros com 130 cv.
Já as versões de alto desempenho possuem o motor 1.6 THP de quatro cilindros turbo combinado com um motor elétrico, entregando 180 cavalos ou 225 cavalos de potência. O torque é sempre de 36,7 kgfm.
Como é comum com todos os modelos da Peugeot, o 408 também terá uma opção totalmente elétrica em breve. Embora a possibilidade seja pequena, é provável que essa versão não seja comercializada no Brasil.
A produção do modelo começará no final do ano na fábrica francesa de Mulhouse, com as versões Allure e GT. A montagem também será realizada na China, nas instalações de Chengdu. As vendas oficiais devem começar ainda neste ano de 2023.