Se tem um carro que caiu nas graças dos europeus, este é o Peugeot 208, que lidera o mercado de vendas em todo o Velho Continente, para satisfação da Stellantis, conglomerado de empresas que reúne a Fiat, Jeep, Citroen, Peugeot, Alfa Romeo, Ferrari.
Este segmento, vale destacar, ocupa o primeiro lugar entre os fabricantes de veículos, com uma participação de 23,6% no mercado europeu de automóveis e comerciais leves no primeiro trimestre de 2021.
Em um contexto de crescimento moderado do mercado europeu de 3,8%, os resultados alcançados pela Stellantis são superiores, com um aumento de vendas de 10,8% na comparação ano a ano, com 854.151 veículos emplacados em um mercado total de 3.619.749 veículos na Europa e um desempenho geral positivo alcançado em todas as marcas.
O desempenho irretocável do Peugeot 208
Quanto aos produtos, no primeiro trimestre de 2021, o Peugeot 208 liderou o ranking Top 10, que também destaca a presença de outros modelos pertencentes à Stelliantis, como o Citroen C3 e o Peugeot 2008.
Vale lembrar que na Europa, o líder Peugeot 208 foi bem lançado, contando em sua estrutura com um motor turbo de última geração.
O Peugeot 208 no Brasil
De El Palomar, na província de Buenos Aires, os Peugeot 208 saem direto para as revendas no Brasil. Após uma reestilização completa, o modelo ganhou a grade que representa a identidade da montadora francesa.
Na parte traseira, a lanterna atravessa toda área. A gama 2021 conta conta com cinco configurações diferentes: Like, Like Pack, Active, Active Pack, Allure e Griffe.
Todas elas utilizam um motor 1.6 16v Flex. Ele pode gerar 115 cv (gasolina) e 118 cv (etanol) a 5.750 rpm. O torque máximo é de 151,5 NM (gasolina) e 151,8 NM (etanol) a 4.000 rpm.
As duas versões mais simples (Like e Like Pack) possuem um câmbio manual sequencial de cinco marchas. Com ele, o carro pode ir de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos (gasolina) e 10,8 segundos (etanol). A velocidade máxima é de 190 km/h.
Já o câmbio automático sequencial de seis marchas é utilizado pelo resto. Segundo dados da montadora, sua aceleração de 0 a 100 km/h é de 12,6 e 12 (gasolina e etanol, respectivamente).
Como os principais concorrentes, ele é um carro para quem precisa circular dentro das grandes cidades. Seu consumo no perímetro urbano é de 10,9 km/l (gasolina) e 7,5 km/l (etanol). Enquanto isso, no rodoviário, ele faz 13,1 km/l (gasolina) e 9 km/l (etanol).
Gostou de conhecer mais sobre o Peugeot 208 e descobrir o sucesso absoluto que ele faz na Europa? Maravilha! Então continue acompanhando o blog Saga Peugeot. Continue nos acompanhando por aqui e pelas redes sociais.