Mais um troféu para a vasta galeria de prêmios da Peugeot e, claro, de seu modelo campeão de prêmios – o 308.
O Peugeot 308 acaba de ser eleito, neste mês de março, o Women's World Car of the Year, ou seja, o Carro do Ano 2022 eleito por júri composto apenas por mulheres.
Um total de 56 mulheres jornalistas especialistas na indústria automóvel de 40 países diferentes, entre cinco continentes, votaram no modelo da marca francesa, tendo feito o anúncio esta terça-feira, no Dia Internacional da Mulher.
Marta Garcia, presidente executiva da WWCOTY, revelou que a votação foi muito renhida, mas culminou com o Peugeot 308 como grande vencedor. No entanto não foi o único. Há mais categorias, por isso veja todos os vencedores.
Modelo Urbano do Ano - Peugeot 308
SUV Familiar do Ano - Kia Sportage
Carro de Grandes Dimensões do Ano - Ford Mustang Mach-E
SUV de Grandes Dimensões do Ano - BMW iX
Carro Performance do Ano - Audi e-Tron GT
4x4 do Ano - Jeep Wrangler
O Peugeot 308 em detalhes
No Peugeot 308, o habitáculo é bem espaçoso, mesmo em altura, tendo ainda um bom porta-malas de 430 litros. Anabolizado diante dos rivais, o hatch da Peugeot rapidamente atraiu os consumidores por seu estilo moderno e desempenho, apoiado por motores EC5, EW10 e Prince.
Aqui, ele teve o 1.6 EC5, antigo TU5, com potências de até 122 cavalos, gerando bom custo-benefício em versões realmente atraentes para o consumidor.
Já o EW10 2.0 foi preferido por quem buscava desempenho, ostentando um torque alto, que chegava a 22 kgfm.
Com até 151 cavalos, foi um motor que ajudou a impulsionar a carreira do 308 no Brasil, mas que viu o moderno Prince 1.6 THP assumir o posto com ainda mais desempenho.
Tendo até 173 cavalos e 24,5 kgfm a 1.400 rpm, o THP ainda é o motor mais potente da Peugeot no mercado brasileiro, equipando desde o crossover 2008 ao SUV 3008, tendo passado pelo 208 antigo e mesmo o 5008, de sete lugares.
A marca chegou a importar o Peugeot 308 CC europeu, com esse motor.
Ainda que o THP tenha sido uma coisa boa na vida do Peugeot 308, o modelo também sofreu com o câmbio AL4, o temível automático de quatro marchas da PSA (e Renault também…), que foi substituído pelo EAT6 no final de carreira e com o motor 2.0 ou 1.6 turbinado.
Bem equipado, tinha um cluster de fundo branco atraente, assim como teto panorâmico, painel com console vistoso, tela retrátil de multimídia e volante com detalhes cromados.
Do “System by Porsche” na alavanca de câmbio, o 308 só não agradava tanto por ter direção eletro-hidráulica, não muito macia.
Retrovisores com rebatimento elétrico, bancos em couro, ar-condicionado dual zone, luzes diurnas em LED, entre outros, estavam presentes em algumas versões do hatch, que tinha também freios a disco nas quatro rodas, bem como controle de tração e estabilidade nas mais caras, além de assistente de rampa e de dois a seis airbags.
Mesmo tendo o 1.6 THP Flex, o 308 nunca foi disponibilizado aqui com a versão GTi, o que obrigaria a marca a adicionar uma versão de 250 cavalos ou até mesmo a GTi-S com 275 cavalos, que foram oferecidas na Argentina.
Ao longo de sua vida comercial no Brasil, teve um facelift, sendo também simplificado para manter-se no mercado.
Com o irmão 408, fazia uma boa dupla de médios no país, mas com vendas insuficientes para mantê-los no mercado, sendo assim retirados igualmente em dezembro de 2019, após terem sido colocados apenas para vendas corporativas e clientes PCD.
Entende agora por que o Peugeot 308 ganha tantos prêmios? Que tal então passar a integrar este time? Faça hoje mesmo uma visita à Saga Peugeot e saia de lá dirigindo esse modelo campeão!